Check-up Gastrointestinal

O check-up é uma avaliação médica de rotina associada a exames específicos de acordo com idade, sexo e históricos pessoal e familiar. Muito conhecido na área da Cardiologia, atualmente ganha bastante importância na Gastroenterologia.

Dr Leonardo Oba é médico endoscopista do Hospital Gastroclínica, faz parte do corpo clínico da Unidade de Rolândia e responde a algumas perguntas sobre o tema,  trazendo uma importante mensagem sobre prevenção.

1. Quando a pessoa deve fazer um check-up Gastrointestinal?
A maioria das pessoas deve iniciar seus exames aos 50 anos. Porém, quem tem familiar próximo com história de câncer gastrointestinal deve iniciar mais cedo, aos 40 anos, ou com idade 10 anos a menos que o familiar tinha na época do diagnóstico. Por exemplo, se minha mãe teve câncer de intestino aos 47 anos, eu devo iniciar o rastreio com 37 anos.

2. Que tipo de exames são realizados?
Os exames mais indicados são a Endoscopia Digestiva Alta, a Colonoscopia e a Ultrassonografia de Abdome. Em casos específicos podem ser realizados a Pesquisa de Sangue Oculto nas Fezes, a Retossigmoidoscopia Flexível ou alguns marcadores tumorais (exames de sangue), a critério do médico. Porém os exames endoscópicos são essenciais para detecção precoce de lesões malignas ou pré-malignas.

3. Ainda existe preconceito em realizar um exame como a colonoscopia. Poderia esclarecer sobre esse procedimento e qual sua importância?
A colonoscopia é um exame endoscópico do intestino grosso. O paciente deve realizar um preparo com dieta e medicações via oral, horas antes. Durante todo o exame é realizada a sedação endovenosa, de modo que o paciente dorme profundamente do início ao fim. A maioria dos cânceres de cólon se inicia de uma lesão benigna e pequena. Nesta fase é possível prevenir a doença retirando essas lesões via colonoscopia.

Hospital Gastroclínica de Londrina agora também em Rolândia.

Toda a excelência de um serviço de referencia, agora também em Rolândia, em um ambiente moderno e confortável, equipado com o que há de melhor para a investigação diagnóstica do aparelho digestivo. Conheça esse espaço na Rua Estilac Leal, 165, dentro do Centro de Diagnósticos Labormed.

Já estão disponíveis Endoscopia, Colonoscopia e Retossigmoidoscopia.

Conheça o Labormed.

O Centro de Diagnósticos Labormed reúne os tradicionais serviços de Laboratório de Análises Clínicas, Diagnósticos por Imagem (Ultrassom e Exames de Diagnósticos do Aparelho Digestivo – Endoscopia, Colonoscopia e Retossigmoidoscopia), Medicina Ocupacional e Clínica Médica com diversas especialidades em um único local, num ambiente confortável e acolhedor, com estacionamento próprio, equipamentos de última geração e profissionais altamente capacitados. Nosso propósito é assegurar confiança, precisão e rapidez no auxílio diagnóstico.

Achou o conteúdo importante? Então compartilhe-o em suas redes sociais!

Ajude outras pessoas a terem acesso a essas informações compartilhando esse conhecimento nas suas redes sociais!

Se tiver alguma contribuição, dúvida ou sugestão deixe-os nos comentários.

Cuide-se sempre… e conte com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *