Novos exames estão disponíveis no Centro de Diagnósticos Labormed – Manometria e pHmetria Esofágica

MANOMETRIA ESOFÁGICA

 

O QUE É MANOMETRIA ESOFÁGICA?

Manometria Esofágica é um exame em que se avalia as pressões no interior do esôfago, auxiliando na avaliação da função do esôfago em conduzir e empurrar os alimentos até o estômago.

QUANDO É INDICADO O EXAME DE MANOMETRIA ESOFÁGICA?

O exame é indicado na avaliação de pacientes que apresentem engasgos constantes e sensação de que os alimentos ficam parados no esôfago. Também é utilizado na avaliação pré-operatória da cirurgia do refluxo e antes do exame de pHmetria (para auxílio no posicionamento da sonda).

PREPARO ANTES DO EXAME:

– Jejum de 08 horas antes do exame

– Eventualmente, será solicitado a interrupção do uso de algumas medicações previamente ao exame

COMO É REALIZADO O EXAME?

O exame consiste na passagem de uma fina sonda de plástico pelo nariz até o estômago. Antes do exame é realizado aplicação de gel anestésico no nariz para diminuir o desconforto durante o exame. Após a passagem da sonda serão oferecidos pequenos goles de água e, a cada deglutição, serão avaliados a força e a movimentação do esôfago. O exame dura em torno de 20 minutos.

QUAIS SÃO OS RISCO DO EXAME?

O exame é seguro com baixo risco de complicações. Apesar de ser um pouco desconfortável, o exame não é doloroso e dura cerca de 20 minutos.

 

PHMETRIA ESOFÁGICA

 

O QUE É PHMETRIA ESOFÁGICA?

O exame consiste na medida da acidez no interior do esôfago no período de 24 horas. Esse exame auxilia no diagnóstico de doença do refluxo e pode ajudar no tratamento.

QUANDO É INDICADO O EXAME DE PHMETRIA ESOFÁGICA?

O exame é indicado na avaliação de pacientes com sintomas de doença do refluxo (azia ou queimação) ou sintomas em que o médico suspeite da doença do refluxo (tosse, pigarro e rouquidão). Também é indicado nos pacientes com doença de refluxo que não respondem bem ao tratamento com medicamentos.

PREPARO ANTES DO EXAME:

– Jejum de 08 horas antes do exame

– Eventualmente, será solicitado a interrupção do uso de algumas medicações previamente ao exame (Principalmente os medicamentos que inibem a acidez do estômago – omeprazol, pantoprazol)

COMO É REALIZADO O EXAME?

O exame consiste na passagem de uma fina sonda de plástico pelo nariz até o esôfago. Antes do exame é realizado aplicação de gel anestésico no nariz para diminuir o desconforto durante o exame. Após o posicionamento da sonda ela é fixada com auxílio de um esparadrapo e conectado ao aparelho que irá fazer o registro da acidez. O paciente é liberado para casa com a sonda e o aparelho e permanece por 24 horas, retornando a clínica para retirada da sonda e avaliação do exame.

Durante o período em que o paciente estiver com a sonda não há nenhuma restrição de alimentos ou atividades físicas. Normalmente será fornecido um diário para o paciente fazer anotações de refeições e sintomas.

QUAIS SÃO OS RISCO DO EXAME?

O exame de pHmetria esofágica é seguro com baixo risco de complicações. Apesar de ser um pouco desconfortável, o exame não é doloroso e o paciente não tem nenhuma restrição após o término do exame.

Achou o conteúdo importante? Então compartilhe-o em suas redes sociais!

Ajude outras pessoas a terem acesso a essas informações compartilhando esse conhecimento nas suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *