O que é o exame A200?
É um teste de detecção dos anticorpos IgG produzidos no sangue do paciente em resposta ao contato com mais de 200 tipos de alimentos. Através dele, é possível detectar vários tipos de intolerância alimentar.
O que é intolerância alimentar?
Quando o organismo não é capaz de produzir quantidade suficiente das enzimas necessárias à digestão de certos alimentos, o contato com esses nutrientes dispara uma reação inflamatória.
Intolerância alimentar e alergia são a mesma coisa?
Não. A intolerância alimentar ocorre pela falta das enzimas necessárias à digestão de determinado nutriente, que se acumula no organismo. Já a alergia alimentar é uma reação exagerada do sistema imunológico diante de determinadas substâncias.
Em que momento surge a intolerância alimentar?
Intolerâncias alimentares podem surgir a qualquer momento da vida, mas provavelmente acontecem no decorrer do envelhecimento, à medida que o organismo perde gradativamente a capacidade de produzir as enzimas necessárias à digestão de certos nutrientes.
Quais os sintomas das intolerâncias alimentares?
A maioria dos sintomas das intolerâncias alimentares acontece de duas horas a dois dias após a ingestão do alimento e são de ordem digestiva: náusea, enjôo, dores e inchaço abdominais, diarreia ou constipação. Em alguns casos, acompanhados de dores de cabeça, tontura, dores articulares e prostração.
Como tratar intolerância alimentar?
Intolerância alimentar não tem cura, mas pode ser controlada eliminando da dieta os nutrientes que causam o problema. Além disso, enzimas sintéticas podem ser utilizadas pontualmente, nas ocasiões em que o paciente desejar consumir aqueles alimentos específicos.
Quem deve fazer o exame A200?
Qualquer pessoa de qualquer idade pode realizar o exame A200, se perceber a ocorrência de sintomas de desconforto digestivo frequente ou crônico.
Quais intolerâncias o exame A200 identifica?
O exame A200 cobre mais de 200 tipos de alimentos divididos entre peixes e mariscos, carnes, legumes, produtos lácteos e ovos, verduras e hortaliças, ervas e especiarias, frutos secos, frutas, cereais e grãos.