O que é NIPT?
O NIPT é um exame genético que investiga trechos do DNA do bebê antes do nascimento, analisando a probabilidade de condições genéticas como a Síndrome de Down. Seu nome vem do inglês Non-Invasive Prenatal Testing, ou Teste Pré-Natal Não Invasivo.
Em que casos há indicação para realização do exame NIPT?
Histórico de abortos, idade da mãe superior a 37 anos, filhos já nascidos com síndromes genéticas, risco de cromossomopatias identificado no exame Pré-Natal.
Com quanto tempo de gestação o exame NIPT deve ser feito?
Somente a partir da 10ª semana de gestação. Antes disso, o sangue materno que constitui a amostra não contém material genético do feto suficiente para o exame.
Como é feito o exame NIPT?
Após coleta de sangue da mãe, os dados genéticos do bebê contidos na fração do DNA do feto em circulação no sangue materno são analisados.
Quais doenças podem ser identificadas pelo exame NIPT?
O NIPT é capaz de identificar as seguintes condições genéticas:
-
Trissomia do cromossomo 21 (síndrome de Down);
-
Trissomia do 18 (síndrome de Edwards);
-
Trissomia do 13 (síndrome de Patau);
-
Alterações dos cromossomos sexuais: monossomia do X (síndrome de Turner), XXY (síndrome de Klinefelter), XXX e XYY.
Por que o NIPT é melhor que outros exames pré-natais para pesquisa de anomalias genéticas?
O NIPT é um exame não invasivo, e ao contrário da coleta de líquido amniótico (Amniocentese) e da Biópsia do Vilo Corial, não oferece risco de infecção ou sangramentos.
Em que casos o NIPT não é recomendado?
Sem prejuízo de sua segurança para a gestante e para o bebê, o NIPT não é indicado quando a mãe passou por transplante de medula óssea. Nesse caso, podem existir traços de DNA do doador em circulação no sangue materno, tornando impossível uma análise confiável.
Qual a precisão do exame NIPT?
O NIPT alcança 92% a 99% de precisão na detecção da síndrome de Down, trissomia do cromossomo 18 e trissomia do cromossomo 13.