O que é exame Pré-Natal?
Trata-se de um conjunto de exames que avaliam as condições do organismo da mãe para responder de forma saudável às exigências da gestação e do parto. Ele permite prevenir ou tratar condições que afetem a mãe ou o bebê.
Quais exames não devem faltar no Pré-Natal?
Além de exames diferenciados exigidos pelo médico a partir do histórico da mãe, em geral o Pré-Natal pesquisa anemias e infecções (Hemograma completo), funções hepática e renal, Perfil Lipídico, Urocultura (para prevenir infecções urinárias), deficiências de vitaminas como ácido fólico, pesquisa de Estreptococo B, doenças sexualmente transmissíveis e Glicemia. Também é importante determinar o fator rH na tipagem sanguínea, e doenças como toxoplasmose, hepatites, e citomegalovírus, além de exame Parasitológico.
Quais gestantes devem realizar o Pré-Natal?
Todas as gestantes sem exceção devem realizar os exames.
Quais problemas podem ser evitados com o Pré-Natal?
Doenças associadas a aborto ou parto prematuro, como a infecção por Estreptococo B, que também pode contaminar o feto. Condições como diabetes, infecções urinárias e anormalidades na glicemia, que aumentam o risco para pré-eclâmpsia. E doenças infecciosas como a sífilis, a rubéola ou a toxoplasmose, que podem gerar malformações no feto ou ser transmitidas a ele durante a gestação se não forem tratadas.
Em que momento o Pré-Natal deve ser realizado?
Assim que a gestação for confirmada, e mesmo antes. Na gestação planejada, é interessante realizar o Pré-Concepcional, que inclui os mesmos exames e que deve ser feito ainda antes do início da gestação, quando o casal programa essa gravidez.